quarta-feira, 10 de julho de 2013

Portugal em queda livre (adenda e corrigenda)



Relativamente ao artigo «Portugal em queda livre (http://revolucaoedemocracia.blogspot.pt/2013/07/portugal-em-queda-livre.html ) a evolução dos acontecimentos leva-nos a efectuar o seguinte aditamento quanto à «preocupação da direita (incluindo dirigentes do PS)» que aí expusemos:

-- A situação económica do país deve ser ainda mais grave do que aquela que descrevemos. É esta a opinião expressa por alguns observadores bem informados, de que destacamos Manuela Ferreira Leite, economista e membro destacado do PSD («Receio que estejamos numa situação muito pior do que aquela que nos é dado saber […] Um segundo resgate pode estar escondido») e Eugénio Rosa, economista da CGTP («A situação deve ser muito pior do que números oficiais revelam»). Entretanto, pressões internas e externas sobre Cavaco Silva, bem como a clara vontade deste último, amplamente demonstrada, em defender a «estabilidade» do governo PSD-CDS, levaram-no a apadrinhar «segunda lua de mel de Passos e Portas», conforme intitulava hoje o JN a notícia da remodelação governamental. Entretanto, Seguro já afirma que quer novas eleições para poder ser o PS a gerir um novo resgate da troika.

Quanto a uma afirmação nossa, no citado artigo, sobre a taxa de desemprego, impõe-se uma correcção:
-- Portugal continua em 3.º lugar de maior taxa de desemprego e não em segundo: 17,6% (segundo números oficiais) com 26,8% na Grécia e 26,9% na Espanha. Também no desemprego jovem Portugal continua a registar a terceira taxa mais elevada, 42,1% (Espanha: 56,5%, Grécia: 59,2%).