terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Recortes de Janeiro

5/1
«Função Pública encolheu o dobro do exigido pela troika: decresceu de 80 mil funcionários»

Passos & C.ª: mais troikanos que a troika.

6/1
«António Costa diz que não faz acordo/diálogo com PSD antes das eleições, mas admite para depois “convergência estratégica”»

Mais uma “convergência estratégica” do PS. Sempre à direita, como é óbvio.

7/1
«Desemprego não subia tanto desde o tempo de Vítor Gaspar. Está agora em 13,9%. Nos dois últimos meses são mais 29,5 mil desempregados.»

Lá se vai a imagem de optimismo.

12/1
«Swaps do TGV contratados por gestor privado levam a perdas de 152,9 M€ assumidos pelo Estado»

O TGV não avançou mas, apesar disso, avançaram os swaps. Nada de obstáculos à especulação financeira. Não vamos ter TGV. Mas já temos dívidas de milhões de euros assumidas pelo Estado. De quem é o Estado, de quem?

13/1
«Em 2014 as empresas só aumentaram os salários dos directores.»

A lógica da «austeridade» no seu pleno.

17/1
«Tribunal perdoa meio milhão [multas] a bancos e administradores [do BPN]»

De quem é o Estado, de quem?

20/1
«OCDE destaca reformas no ensino profissional que ainda quase não existem»

De quem é a informação, de quem?

20/1
«A. Arnault e A. Esteves intervieram decisivamente para que houvesse empréstimo de 681 M€ da Goldman Sachs ao BES a 3/6/2014 (Arnault: «BES é um banco profundamente estável”). Segundo a G. Sachs o BdP disse que empréstimo ficaria no Banco Novo; BdP nega. Em Dezembro foi para o banco mau.»

«Brincadeiras» à custa do povo.

20/1
«Doze mil funcionários [da Função Pública, em requalificação e em mobilidade] podem vir a ser despedidos 12 mil em 2015».

Neoliberalismo, no seu pleno.

20/1
«Carlos Fiolhais enfatiza a relação da luz com o desenvolvimento das diferentes regiões do Mundo, dando o exemplo da África “quase completamente às escuras” quando vista à noite do espaço. “O acesso à luz é desigual. Os sítios do Mundo mais desenvolvidos são onde há luz”, como a Europa.»

Espantosa troca de causa e efeito proveniente de alguém que se reclama de cientista. De acordo com Carlos Fiolhais, há uma medida que se impõe e aqui propomos: acender, numa noite a combinar, biliões de luzinhas nas maiores cidades de África. Nessa noite a África não estaria “quase completamente às escuras” quando vista à noite do espaço. No dia seguinte, segundo Carlos Fiolhais, o desenvolvimento económico de África daria um salto em frente.

23/1
«PT Portugal já é dos franceses».

Que bom, não é? De facto, não é só a «PT Portugal». É o povo português que já é dos alemães e franceses.

23/1
«Nota negativa da CE no que respeita a direitos sociais e dos trabalhadores».

Receita neoliberal para um Portugal que suporta tudo: toca a destruir ainda mais os «direitos sociais e dos trabalhadores»!

28/1
«27milhões de euros dos submarinos com luz verde de Salgado [pagos à Escom e distribuídos como bónus aos administradores e membros do Conselho Superior do GES]».

O Capital é quem mais ordena. Logo, tudo lhe é permitido.

28/1
«Portugal excluído de tratamento mais favorável no défice».

Pois claro. Para quê tratamento favorável, como o da Grécia? Para que adquiram maus hábitos? Além disso, os pensionistas e trabalhadores portugueses têm-se mostrado dispostos a pagar tudo. [Nota do autor: temos estado em praticamente todas as manifestações da CGTP.]

30/1
«China preocupada pela suspensão de privatizações do governo grego, nomeadamente com a não venda de 67% dos terminais do [porto grego do] Pireu, ainda não vendidos à Cosco [empresa da China]».


A China apoiou as medidas da troika contra Portugal. Mostra-se agora «preocupada» por não mamar os 67% dos terminais do Pireu que restam privatizar. China: um novo imperialismo em ascensão.