sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Três blogs de interesse



De entre vários (mas não muitos!) blogs que, no nosso entender, primam pela qualidade dos seus artigos revelando uma postura estudiosa e séria, indicamos hoje aqui três:

1 - O blog/página pessoal de Eugénio Rosa: http://www.eugeniorosa.com/
Quanto a nós este é o melhor de todos os blogs sobre temas económicos de Portugal, com análises oportunas, bem fundamentadas e fáceis de ler mesmo para o leigo em economia. Reputamos este blog de indispensável para se entender o que se está a passar em Portugal. Outros blogs de economistas portugueses são escassos e, tanto quanto pudemos observar, de fraca a muito fraca qualidade.
Eugénio Rosa é um economista doutorado pelo ISEG, com grande experiência. É consultor da CGTP e membro do C.G. da Associação Mutualista e da A.G. e supervisão da Caixa Económica Montepio Geral.
Deixamos aqui ficar duas recomendações (haveria muito mais!) de leitura:
«A quebra do investimento em Portugal»:
«Mais importante que pensar no pós-troika é impedir que a troika e este governo destruam ainda mais a economia e a sociedade portuguesa»:
Neste artigo surge (logo no início) uma expressão que pode embaraçar o leigo (muito pouco habitual nos artigos de Eugénio Rosa). Trata-se da expressão «pró-cíclica» na frase: «política recessiva pró-cíclica de cortes nos rendimentos…». Uma tendência pró-cíclica entre duas variáveis significa, no jargão dos economistas, uma tendência de correlação positiva (quando uma variável sobe a outra também tende a subir e quando uma desce a outra também tende a descer). O contrário é contra-cíclico, que significa uma correlação negativa (quando uma sobe a outra tende a descer, etc.). Neste caso, o significado da frase é de que os cortes estão a aumentar acompanhando (em correlação positiva com) o aumento da recessão.

2 – O blog de Michael Roberts: http://thenextrecession.wordpress.com/
Michael Roberts é um economista inglês, consultor de investimentos, autor do livro «The Great Recession» (ver apresentação do livro em: http://www.youtube.com/watch?v=rSDN5sbPzw8 )
Os artigos de Michael Roberts são de uma enorme ajuda para entender o que se está a passar na economia a nível mundial, em particular nas chamadas economias capitalistas desenvolvidas e nas economias emergentes (como os BRICS). Muitos artigos analisam as diversas correntes da economia e seus proeminentes defensores. Motivam também, através de comentários, a interacção com outros destacados economistas a nível internacional (alguns já por nós citados, como o Steve Keen, Andrew Kliman e José Tapia Granados). Vários artigos são de leitura fácil. Outros, exigem alguns conhecimentos técnicos. Todos de leitura instrutiva e agradável.
Já anteriormente transcrevemos (com comentários) um artigo de Michael Roberts (http://revolucaoedemocracia.blogspot.pt/2013/06/o-restauro-do-euro-meio-cheio-ou-meio.html ). Aqui vão mais duas sugestões de leitura:
«Defending the indefensible»
«Welfare capitalism – it's just great!»

3 – O blog de Zoltan Zigedy (ZZ's blog): http://zzs-blg.blogspot.pt/
Zoltan Zigedy é um escritor e jornalista americano. O seu blog contém muitos artigos sobre temas políticos que colocam questões pertinentes e convidam à reflexão. Aqui vão duas sugestões de leitura:
«Some Marxist Ideas Made Easy»
Algumas apreciações/ilustrações do artigo têm particularmente em mente os EUA. Com modificação mínimas aplicam-se também, contudo, a Portugal e à Europa. 
«"Middle Class Revolution”: A New End of History?»
http://zzs-blg.blogspot.pt/2013/07/middle-class-revolution-new-end-of.html