segunda-feira, 22 de abril de 2013

Livro sobre o Fim da URSS

Livros de qualidade sobre o colapso da URSS e o início da nova Rússia não são fáceis de encontrar. Divulgamos aqui uma análise de um bom livro sobre o assunto, da autoria de Carlos Marques, publicada pela «socialist economics» e vertida por nós para português.
*    *    *
«"O Fim da URSS e a Nova Rússia", análise de um livro de Angelo Segrillo»
«Acabei de ler um livro que achei de grande interesse e recomendo a quem quer que busque compreender as causas e o processo que levaram ao fim da União Soviética ¾ tema de inegável e incontornável interesse para qualquer socialista ¾, bem como os processos políticos e económicos que tiveram lugar na Rússia nos anos noventa.
Trata-se de um pequeno livro de 152 páginas dividido em 7 capítulos e 3 apêndices que é de leitura informativa e compulsiva, e me tomou mais tempo a acabar do que inicialmente supunha. A informação, apesar de sumariada, é apresentada com profundidade, focando os aspectos políticos e económicos.
O autor é Angelo Segrillo, um Professor de História da USP (Universidade de São Paulo, Brasil), que foi o primeiro Brasileiro a estudar a moderna história da URSS e da Rússia baseando os seus estudos em documentos disponibilizados por arquivos russos. No âmbito de um curso de mestrado que levou a cabo no Instituto Pushkin de Moscovo, durante 1989-1992, teve a possibilidade de testemunhar em primeira mão os eventos que tiveram lugar nesses anos fatídicos. Mais tarde voltou à Rússia em 1997-1998 para completar os seus estudos de doutoramento, com base nos quais publicou um livro (“O declínio da União Soviética – Um estudo das causas” Record Ed., 2000).
O livro, cujo título é “O fim da URSS e a nova Rússia – de Gorbachev ao pós-Yeltsin” (Vozes Ed., 2000), contém muita informação valiosa para a compreensão do processo de restauração do capitalismo na Rússia, bem como sobre as políticas desastrosas e criminosas que levaram à nova Rússia. O livro concentra-se na apresentação de factos e dados, sob forma sumariada, sem muitos comentários pessoais do autor, o que o torna um documento objectivo e rigoroso.
Eis uma breve descrição dos capítulos:
1.       “As origens históricas da Perestroika”– aborda de forma compacta os problemas económicos que emergiram da época estganante de Brejnev e as dificuldades da URSS em acompanhar a revolução científica e tecnológica que teve lugar no Ocidente (computadores, robótica, tecnologias da informação, etc.);
2.       “As diferentes fases da perestroika” – aborda as quatro fases principais que acabaram por levar à restauração do capitalismo e ao fim da URSS, como se segue: 1) A fase de descentralização socialista (1985-1987); 2) A fase de transição (1988); 3) A fase de economia de mercado (1989-1990); 4) A fase de desintegração da URSS e restauração completa do capitalismo (1990-1991).
3.       “Os problemas étnico-nacionais da URSS” – aborda as tensões étnicas e nacionalistas criadas pelas políticas implementadas e pela crise económica que emergiu delas.
4.       “A nova Russia” – aborda uma multiplicidade de tópicos do período de 1992 a 1999, descrevendo as condições em que se encontrou a Rússia após a desintegração da URSS, os mentores dos planos económicos de Yeltsin, a fraude e roubo da propriedade pública pela privatização, as políticas de Yeltsin e dos oligarcas mafiosos que tomaram o poder, a confrontação de 1993 que demonstrou o carácter de ditadura burguesa do novo regime, a guerra da Chechénia, a vitória do Partido Comunista da Federação Russa nas eleições de 1995, as eleições presidenciais de 1996, uma descrição concisa dos oligarcas e da sua intriga anticomunista, a crise de 1998 e as medidas de Primakov, a enorme corrupção de Yeltsin e do seu gang de oligarcas.
5.       “O movimento comunista na Rússia pós-Soviética” – descreve os partidos comunistas que se formaram por desintegração do PC da URSS na Rússia pós soviética.
6.       “O cenário politico na Rússia às vésperas do século XXI” – relata eventos políticos a partir de 1999 e a chegada ao poder de Putin como presidente.
7.       “Palavras finais” – Conclusões e considerações finais do autor.
Na minha opinião o livro mostra claramente a culpa de Gorbachev e dos indivíduos que ele escolheu para o Politburo na restauração do capitalismo e desintegração da URSS, pondo um fim a mais de setenta anos de existência do primeiro Estado socialista (não, não me estou a esquecer da Comuna de Paris, mas apenas a referir a URSS como primeiro Estado socialista dada a vigência efémera da Comuna de Paris e as suas contradições e inacabamento do processo revolucionário, de que a não nacionalização dos bancos é um exemplo).
Este livro em conjunto com outros dois (que ainda não li mas tenciono em breve fazê-lo) “Socialism betrayed: behind the collapse of the Soviet Union” de Roger Keeran e Thomas Kenny e “The contradictions of real socialism – the conductor and the conducted” de Michael A. Lebowitz deverão proporcionar uma visão ampla do assunto, dissipando as falácias da perestroika, os problemas que minaram a construção da sociedade socialista, a natureza insidiosa do capitalismo e a desinformação (e ocultação de factos) produzida pela imprensa burguesa.
Conforme acima mencionado este é um livro muito informativo, cheio de informação preciosa (que tem sido frequentemente esquecida ou mal interpretada) e de fácil leitura.
Carlos Marques»