domingo, 22 de dezembro de 2013

Um Trabalho Notável

Neste mês de Dezembro deparámos, na Internet, com uma excelente análise da fase actual do capitalismo nos EUA, na Europa e, em particular, no nosso país. Trata-se do seguinte trabalho:

António J Avelãs Nunes, «Uma Leitura Crítica da Actual Crise do Capitalismo», Boletim de Ciências Económicas, Coimbra Editora, 2011.
  
(António J Avelãs Nunes é professor catedrático jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.)
 
Pensamos que baldadamente procuraríamos o manuscrito (107 páginas incluindo referências bibibliográficas) nas livrarias. Pelo menos nunca o encontrámos nas muitas livrarias que regularmente consultamos. Deparámos com este trabalho na Internet, aí disponibilizado por «Estudo Geral, Repositório Digital da Universidade de Coimbra»:


Trata-se de um trabalho notável, pela diversidade dos temas abordados e forma estruturada como são apresentados, pela compreensão, pela lucidez. Também pela objectividade científica que permeia o documento.

Recomendamos vivamente a leitura deste trabalho!

Na realidade, certos aspectos do trabalho merecem-nos algum desacordo. E desacordo precisamente à luz da objectividade científica.  São, contudo, aspectos de pormenor (que analisaremos em futuros artigos) que não invalidam a nossa apreciação altamente positiva sobre este trabalho.