sábado, 26 de janeiro de 2019

Venezuela: As Mentiras dos Media ao Serviço do Império


A ridícula pretensão de um tal Guadoi proclamando-se de moto próprio como «presidente interino» (!) da Venezuela mereceu bombásticas notícias dos media dominantes de Portugal. No JN e Público já é o 3.º dia de grandes notícias de 1.ª página e de página inteira no interior.

De facto, «moto próprio» é força de expressão. Por detrás do moto próprio de Guadoi – Presidente da Assembleia Nacional -- e seus apoiantes está a mão própria dos EUA. Cheia de dólares.

Voltemos aos media. O que dizem eles? Pois, como era de esperar, propagam as mentiras do Império, destinadas a justificar a intervenção militar dos EUA na Venezuela com o apoio do chamado Grupo de Lima: os países com os governos mais reaccionários da América Latina -- Colômbia, Brasil, Peru, e outros.

A intenção de preparar um golpe contra a Venezuela já vem de longe e é também apoiada pela UE. Trata-se de fazer com que os monopólíos ianques e europeus voltem a pôr a pata na Venezuela, fazendo do país um mero escravo dos EUA & C.ª É lamentável que o governo de Portugal siga acéfala, imoral e submissivamente nesta onda, em particular o ministro Santos Silva (que se diz socialista!) com declarações de mero eco do Império.

Quais são os factos?

-- Nicolás Maduro é um presidente eleito democraticamente. A oposição participou democraticamente em eleições e perdeu-as. As eleições foram observadas por comissões internacionais que atestaram a sua validade. Mas, claro, para os chefões imperiais, seus penduras e lacaios, é preciso dizer que Maduro é um ditador.

-- O apoio dado por EUA, Grupo de Lima e UE a Guadoi equivale a apoiar um golpe de estado. No fundo, temos o seguinte quadro: quando para EUA, Grupo de Lima e UE – quando para os monopólios destes países – os resultados democráticos são contra os seus interesses, a democracia não lhes convém. É silenciada ou distorcida. Esta postura enquadra-se no combate aos direitos dos povos de escolherem soberanamente o seu caminho, combate dos representantes dos monopólios, enraivecidos pela falta de perspectivas de um capitalismo em crise. Procuram constantemente abrir perspectivas através da escravização (interna e externa).

-- Que a Venezuela trilhe um caminho soberano, saindo da habitual submissão latino-americana ao «irmão grande» do Norte, é algo que o governo do «irmão» não tolera; além das perdas (Venezuela é um país com as maiores reservas de petróleo) é um mau exemplo. As declarações oficiais e documentais de líderes políticos e militares dos EUA revelam isso claramente. (Remetemos os leitores para a leitura atenta de artigos de José Goulão em AbrilAbril que demonstram isso.)

-- É falso que Maduro seja, como disseram os nossos jornais e TV, um presidente isolado. Na sua tomada de posse não estiveram representantes dos EUA e UE. Mas estiveram representantes oficiais de 38 países (China, Rússia, África do Sul, México, e outros), 16 organizações internacionais (União Africana, Liga Árabe, etc.) e representantes de forças políticas de 94 países, incluindo EUA e Canadá. Isto não é isolamento.

-- A oposição na Venezuela não é maioritária, mas sim minoritária. Mas as notícias e fotos dos jornais e TV apresentam a oposição minoritária ao governo de Nicolás Maduro como se fosse uma maioria.

-- Guadoi é presidente de uma assembleia que se descridibilizou pelas sistemáticas medidas ilícitas que tomou, contra a Constituição. É uma assembleia, que se colocou permanentemente fora-da-lei.

-- É sempre a oposição que recorre à violência: bandos de jovens armados, subsidiados pela CIA – sim, existem documentos sobre isso -- e com palavras de ordem e símbolos fascistas que agrediram, incendiaram e mataram inocentes, incluindo da forma mais horrorosa, decepando com arames ou queimando vivas as vítimas de ataques. Há montanhas de documentos oficiais e de testemunhos credíveis sobre isso. Mas, os jornais e TV ao mando dos monopólios «esquecem» esses documentos e testemunhos porque é preciso acusar de violência um governo que se defende todos os dias de ataques terroristas.

O JN falou das manifestações das donas de casa batendo nas panelas com as tampas. Mas «esqueceu-se» de mencionar que esse tipo de manifestação, envolvendo donas de casa de bom nível de vida, foi uma invenção da CIA, aplicada pela primeira vez no Chile de Allende para promover o movimento insurreccional e terrorista do fascista Pinochet.

-- São apresentados números dos que deixaram a Venezuela fugindo das dificuldades económicas e violência. Mas, os jornais e TV «esquecem-se» sempre de dizer que as dificuldades económicas são fruto da guerra económica promovida pelos EUA e atiçada internamente; nomeadamente pelos armazenistas açambarcadores que forçam o esvaziamento das prateleiras de certos produtos para aumentar o descontentamento popular e justificar a violência dos bandos fascistas.

Entre esses açambarcadores estavam alguns proprietários que foram -- e muito bem – detidos pelas autoridades por infracção da lei. O que mereceu algumas lágrimas a Santos Silva, sempre ternurento com respeito aos próceres do Império.

-- Os jornais e TV noticiam alegremente estimativas inflacionadas dos números de fugitivos, desde milhões a 700 mil. Estimativas apresentadas sem qualquer explicação. Não lhes interessa; quando se trata de zurzir os que se insubordinam contra o Império, vale tudo.

De facto, os números segundo vários observadores e estatísticas das fronteiras não parecem ser superiores a 200 mil. Mas, para além disso, os jornais e TV sofrem de esquecimento de notícias bem conhecidas e propagandeadas quer pelo governo venezuelano, quer por observadores independentes. É que o governo do «ditador» Maduro instituiu o programa «Regresso a la Patria», que promove o regresso dos fugitivos dando-lhes trabalho, abrigo e um começo de vida. Ao abrigo deste programa já regressaram mais de 120 mil fugitivos.

Alguns, aliás, regressaram de moto próprio, porque verificaram que não existia na Colômbia e no Peru o paraíso que lhes tinham prometido. Sim, porque o fenómeno dos fugitivos também tem a componente da propaganda imperialista, que incita cidadãos vulneráveis a fugir e os usa para justificar uma «intervenção humanitária» na Venezuela.

-- A pobreza também é um assunto constantemente propagandeado, como se fosse Maduro e o chavismo a causa da pobreza. E aqui, mais uma vez, os jornais e TV convenientemente «esquecem-se» (convenientemente para mercenários do capital, é claro) que foi precisamente Chávez e Maduro que mais combateram a pobreza na Venezuela com os muitos programas sociais que implementaram. Aliás, foi precisamente por isso que o governo de Chávez ganhou um galardão da ONU e da FAO. Maduro tem continuado esses programas e ainda há pouco tempo entregou mais 500 mil habitações sociais

Além disso, note-se este facto espantoso do humanitário e comovido Império, dos humanitários e comovidos jornais e TV: nos governos que precederam Chávez, nomeadamente do horroroso Andrés Perez que massacrou o seu povo, apesar da extrema pobreza existente, nunca os jornais e TV se mostraram comovidos com a pobreza da Venezuela. NUNCA. Nessa altura Andréz Perez era até muito incensado.

(Isto faz-nos lembrar que no tempo da URSS o Império enviava fotógrafos a Moscovo com a missão de fotografar pobres. A fim de propagandear como havia pobreza na Rússia, difamando osocialismo. Esses mercenariozitos lá iam a Moscovo e, com muita dificuldade, lá descobriam um ou outro pobre. Depois da restauração capitalista na URSS surgiram milhares de pobres em Moscovo. Mas então, já os jornais e TV do Império não lhes ligaram importância. Já não valia a pena fotografá-los.)

*   *   *

Está tudo bem na Venezuela? Não, não está. O governo de Maduro tem cometido vários erros (alguns reconhecidos por Maduro). Entre eles, bem documentados pelo Partido Comunista da Venezuela – que não faz parte do governo --, avultam o facto do governo não estar a valorizar os trabalhadores e estar a aliená-los do apoio ao governo, o deixar intocadas grandes corporações domésticas (como a empresa Polar e muitas cadeias de TV privadas que participam 24 h/dia, 7 dias/semana, nos ataques e desestabilização), e a falta de combate eficaz à violência e à corrupção.

Ao contrário do que tem sido propagandeado, o regime Chávez-Maduro não é um regime socialista. Não existe propriedade social dos principais meios de produção, cadeias de distribuição e bancos, nem existe um regime encabeçado pela classe trabalhadora. É, sim, um regime capitalista.

Apesar dos erros e insuficiências do regime Chávez-Maduro, os democratas valorizam-no por aquilo que tem de positivo: a devolução do país ao seu povo, arrancando-o de debaixo da bota do Império, dos grandes monopólios estado-unidenses e multinacionais, a defesa de uma política soberana onde quem decide são representantes do povo e não representantes dos monopólios, que procura colocar os recursos e fruto do trabalho ao serviço do povo. Procura e tem conseguido, conforme demonstram as medidas sociais avançadas que diminuíram a pobreza, melhoraram os cuidados de saúde, diminuíram fortemente a mortalidade infantil, realizaram um trabalho gigantesco de construção de habitação social e levaram a educação gratuita às grandes massas.

(Ver os vários artigos que escrevemos sobre a Venezuela, com citações de documentos e estatísticas oficiais.)

É atribuído a Goebbels, ministro de propaganda de Hitler, o dito «Se se repetir uma mentira vezes suficientes o povo acreditá-la-á». Na fase actual do capitalismo cada vez mais os chefes do capital monopolista recorrem a soluções de extrema-direita. Não é por acaso que governos de extrema-direita são a «moda» nos EUA e UE. Não nos deve, portanto, surpreender que para os media controlados pelo pensamento único do capital – é preciso destruir a Venezuela Bolivariana – para dar esse golpe é preciso mentir, mentir, e mentir sempre mais.

Cabe aos democratas consequentes contribuir com firmeza para o desmascaramento das mentiras do imperialismo americano e europeu, das mentiras de Trump, Bolton, Merkel, Juncker, Mácron, etc., e defender a Venezuela contra os planos de intervenção imperialista: Mãos Fora da Venezuela!